Sobre

Lola Veg é  fruto da minha experiência de vida, da prática diária em busca de uma alimentação  mais consciente e das transformações dos meus hábitos alimentares. É também  uma resposta ao desejo de tornar a culinária 100% vegetariana mais presente no mundo, como uma forma de contribuir com soluções para uma alimentação livre de exploração e sofrimento animal. Como um  projeto de culinária, vida, educação e ativismo começou no Brasil, em São Carlos, interior de São Paulo, onde vivia e hoje veio comigo para  Lisboa, Portugal, local onde atualmente resido.

Lola Veg permite compartilhar  com mais gente (do que os que frequentam minha casa) os saberes e sabores que, há alguns anos, venho desenvolvendo tanto na experiência prática de cozinhar como nos estudos sobre alimentação, cultura e saúde que venho  somando na minha trajetória pessoal, que inclui, além das vivências familiares já muito ricas, a macrobiótica, a culinária japonesa e chinesa, a indiana, a arábe (e síria-libanesa), a italiana, a mexicana, o crudivorismo e a comida viva!

Cozinhar  para mim é criar, honrar e celebrar a vida, para alimentar não só o corpo mas também a alma e os afetos.  Minha cozinha é tradicional e experimental,  gosto de criar e recriar receitas, inspirada pela paixão pelos alimentos vegetais, com suas cores e aromas, assim como pela possibilidade de proporcionar uma alimentação saudável, saborosa e sem exploração animal. Porque a escolha do que comemos faz toda diferença em quem somos e no mundo em que vivemos. Por isso escolho os ingredientes com muita atenção, não uso aditivos químicos, nem corantes, nem conservantes, procuro sempre que possível trabalhar com ingredientes integrais, orgânicos e da estação, uso sal marinho e água mineral (alcalina), assim como zelo pela qualidade de cada ingrediente e principalmente pela harmonia no ambiente do preparo, pois acredito que os alimentos absorvem a energia que, depois, transportam para dentro de nós, ao nos alimentarmos deles.

Meu trabalho no mundo não se restringe à culinária, sou artista e educadora, pesquiso e pratico, há muitos anos, várias linguagens da arte – em especial a dança e o audiovisual. Nos últimos anos, me envolvi bastante com o ativismo vegano, tendo feito parcerias, eventos, feiras e festas beneficentes em prol de santuários de animais e outras organizações que os protegem e lutam por seus direitos. Entre essas ações, destaco minha participação como roteirista do desenho animado “Vegana”, produzido pelo Instituto Nina Rosa.

Para ver o filme e o making of, acesse: http://www.youtube.com/playlist?list=PLE5EF4CA5F0F4A4DC

DSC08495

Se quiser, você pode entrar em contato comigo através do email: fabiana.lolaveg@gmail.com.

4 thoughts on “Sobre

  1. Fabiana minha linda! Parabéns pela ideia, pelo trabalho, pelas receitas deliciosas, pelo blog, por tudo! Sucesso!!!

    • Querida Rochele,
      Agradeço de coração! Estou muito feliz com este projeto, em que posso compartilhar com mais pessoas as minhas experiências culinárias veganas!!!
      bjs pra vc e seja sempre bem vinda por aqui!
      Fabiana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s