Veganismo é uma filosofia prática, é uma forma de ação cotidiana em prol de um mundo sem exploração animal.
O Veganismo é um movimento de justiça social que procura, por meio do consumo ético e consciente, transformar a realidade em que vivemos. Não consumir produtos de origem animal, nem nada que tenha sido testado em animais, ou que tenha sido produzido por empresas que testam e/ou exploram animais é a forma de viver proposta pelo veganismo. Isso inclui muitas esferas da vida: alimentação, vestuário, educação, saúde, lazer… Para muitos pode parece utopia ou “extremismo”, mas para mim é uma forma concreta de me posicionar frente à violência institucionalizada e imposta como “normal”, ainda hoje em nossa sociedade humana, que explora, escraviza e considera como produtos os animais não-humanos.
Se no passado, na história da humanidade, houve motivos e circunstâncias que levaram ao uso dos animais em benefício dos seres humanos e até pensadores/filósofos que se puseram a serviço dessa ideologia manipuladora desenvolvendo teorias que justificassem essa exploração, hoje a realidade é outra e esse sofrimento é totalmente desnecessário, há outras opções e muitas informações estão disponíveis; podemos e devemos questionar as ditas “tradições” culturais, sociais e econômicas, lembrando que as culturas humanas são vivas e dinâmicas e devem zelar pelo seu próprio aperfeiçoamento, que no meu entender , hoje, significa cultivar uma cultura de paz e respeito por todas as formas de Vida. Trocar o antropocentrismo que há séculos vem destruindo o planeta por uma visão biocêntrica, que respeita os animais humanos e não-humanos e a natureza como um todo.
Para mim a escolha do que comemos e consumimos, ainda que em uma escala pequena – individual – faz diferença no mundo em que vivemos. Com minha escolha pessoal de me abster de carne, laticínios e outros produtos de origem animal estou procurando fazer a minha parte na construção de um mundo melhor e mais justo. Sei que sozinha não poderei mudar “tudo” mas considero que isso não é razão para não fazer “nada”… Na verdade, ser vegana é mais simples do que parece. E muito mais gratificante e prazeroso viver e se alimentar em coerência com valores essenciais: amor, compaixão, não-violência, ética, respeito e justiça. E além de tudo, é muito mais saudável e ecológico!
Quem quiser saber mais a respeito e encontrar outras pessoas, empresas e produtos veganos, aqui vão alguns links selecionados:
– http://www.institutoninarosa.org.br
– http://www.guiavegano.com.br
– http://www.panelasdecapim.blogspot.com.br
– http://www.galactolatria.org
-http://santuariogaia.org
-http://www.ranchodosgnomos.org.br
-http://www.santuariodasfadas.org
-http://belezavegan.blogspot.pt