ingredientes:
para o bolo:
6 col. s. de óleo
2,5 xic. de farinha de trigo ( sendo 1/3 de farinha de trigo integral) OU para fazer uma versão sem glúten do bolo usar a mesma quantidade de uma mistura de farinha de aveia e com farinha de arroz.
1,5 xic. de açúcar mascavo
2 col. s. de baunilha (opcional caso não tenha baunilha de boa procedência)
1 col.s. de vinagre de maçã
1,5 xic. de água gelada ( se for a versão sem glúten pode incluir mais um 1/3 de agua)
4 col.s. de cacau em pó
1 col.s. de fermento químico
modo de fazer:
misture os secos em uma vasilha grande; misture os líquidos entre si e então junte os dois misturando bem. Asse em forno quente, pré-aquecido por uns 30 minutos. Dependendo do forno, mais ou menos tempo, use um palito e espete o bolo, se o palito sair seco, o bolo já esta assado.
Cobertura:
2 lata de leite condensado de soja;
0,5 copo de água;
5 col. s. de cacau;
1 col.s. óleo de coco;
1 caixa de morangos frescos:
modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite condensado, o cacau e água, para misturar bem; coloque na panela com o óleo de coco e mexa sempre enquanto vai esquentando e engrossando um pouco. Não deve ficar mais que 15 minutos no fogo, pois queremos um brigadeiro mole para cobrir e rechear o bolo. Deixe esfriar um pouco, enquanto isso lave e pique os morangos, para o recheio mais miudinhos, para decorar, da forma que preferir.
Depois de desenformar o bolo, espere esfriar para cortá-lo ao meio, no sentido horizontal, para isso use uma faca grande e/ou um barbante fino, essa etapa é mais delicada! Depois é só rechear com uma camada de brigadeiro e morangos picados, devolva a metade superior do bolo sobre o recheio, cubra com mais brigadeiro e decore com os morangos!