bolo de chocolate

ingredientes:

para o bolo:

6 col. s. de óleo

2,5 xic. de farinha de trigo ( sendo 1/3 de farinha de trigo integral) OU para fazer uma versão sem glúten do bolo usar a mesma quantidade de uma mistura de farinha de aveia e com farinha de arroz.

1,5 xic. de açúcar mascavo

2 col. s. de baunilha (opcional caso não tenha baunilha de boa procedência)

1 col.s. de vinagre de maçã

1,5 xic. de água gelada ( se for a versão sem glúten pode incluir mais um 1/3 de agua)

4 col.s. de cacau em pó

1 col.s. de fermento químico

modo de fazer:

misture os secos em uma vasilha grande; misture os líquidos entre si e então junte os dois misturando bem. Asse em forno quente, pré-aquecido por uns 30 minutos. Dependendo do forno, mais ou menos tempo, use um palito e espete o bolo, se o palito sair seco, o bolo já esta assado.

Cobertura:

2 lata de leite condensado de soja;

0,5 copo de água;

5 col. s. de cacau;

1 col.s. óleo de coco;

1 caixa de morangos frescos:

modo de fazer:

Bata no liquidificador o leite condensado, o cacau e água, para misturar bem; coloque na panela com o óleo de coco e mexa sempre enquanto vai esquentando e engrossando um pouco. Não deve ficar mais que 15 minutos no fogo, pois queremos um brigadeiro mole para cobrir e rechear o bolo.  Deixe esfriar um pouco, enquanto isso lave e pique os morangos, para o recheio mais miudinhos, para decorar, da forma que preferir.

Depois de desenformar o bolo, espere esfriar para cortá-lo ao  meio, no sentido horizontal, para isso use uma faca grande e/ou um barbante fino, essa etapa é mais  delicada! Depois é só rechear com uma camada de brigadeiro e morangos picados, devolva  a metade superior do bolo sobre o recheio, cubra com mais brigadeiro e  decore com os morangos!

 

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s