Queijo de Tomate Seco e Tofu

Queijo de Tomate seco e Tofu

Ingredientes:

500g de tofu fresco;

200g de tomate seco (em conserva de óleo/azeite);

2 ½ limões (suco);

1 ou 2 dentes de alho;

um bom punhado de folhas de manjericão fresco;

2 ½ de água mineral;

½ copo de azeite extra-virgem;

3 col. chá de sal;

1 pitada de pimenta (opcional);

1 col. sopa de polvilho azedo;

1 col. sopa de polvilho doce;

4 col. sopa de ágar-ágar refinado.

Modo de preparo:

Primeiramente, esfarele o tofu ou esmague com o garfo para ficar em flocos. Reserve. Coloque no copo do liquidificador o tomate seco (escorrido), um copo de água morna, o sal, o azeite, a pimenta (se desejar), o suco de limão, os polvilhos, o alho e o manjericão. Bata bem pois deve ficar um creme homogêneo. Acrescente o tofu e mais meio copo de água. Bata bem e ajude com uma espátula; se precisar, coloque um pouco mais de água, tendo em vista que deve ficar com uma consistência cremosa e bem homogênea.

Em uma panela, misture o agar-agar com um copo de água fria. Dissolva bem e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver e então deixe cozinhar por 30 segundos a um minuto, aproximadamente. Acrescente essa gelatina ainda quente à mistura do liquidificador e bata bem para incorporar. Neste momento, deve-se ter cuidado pois o agar-agar endurece muito rapidamente por isso sugiro que ligue o liquidificador e vá incorporando a gelatina ainda quente ao creme com o liquidificador já ligado pois é preciso evitar que o agar-agar solidifique antes de misturar. Se precisar, use uma espátula para ajudar.

Distribua essa mistura em formas untadas com azeite, espere esfriar um pouco e coloque na geladeira para endurecer. Depois de pelo menos 4h, o queijo já deve estar pronto (dependendo do tamanho da forma). Este queijo pode ser desenformado para servir e fica num ponto de cortar com faca embora mantenha alguma cremosidade.

obs. A receita vai render uns 3 queijos de aproximadamente 500g. e a validade deles é de 15-20 dias refrigerados.